As vezes parece mesmo que o mundo está contra nós, mas essa percepção que temos do mundo é inversamente proporcional a nossa capacidade de aceitar que não podemos ter tudo aquilo pelo que batalhamos. O fato de termos nos doados completamente a uma promoção, uma carreira ou para um relacionamento não garante o sucesso.
Esta palavrinha que tem andando tão em evidência "resiliência" e que é citada pelo Augusto Cury em "O Código da Inteligência" como sendo:
A capacidade de sobreviver às intempéries da existência: O que poderei fazer para decifrar e exercitar esta função da inteligência? Treinar diariamente a capacidade de enfrentar obstáculos com flexibilidade e maleabilidade; ter consciência que a vida é "cíclica" - "Não há sucesso que dure sempre nem fracasso que seja eterno".
Resiliência é a capacidade de um material de suportar tensões, pressões, intempéries, adversidades. É a capacidade de se esticar, assumir formas e contornos, para manter sua integridade, preservar sua anatomia, manter sua essência. Transportada para psicologia resiliência é frequentemente atribuída a processos que explica a superação de crises e adversidades em indivíduos, grupos e organizações, é um conceito relativamente novo no campo da psicologia e que tem sido debatido com vigor e frequência pela comunidade científica.
Parece tão fácil, mas quando são os nossos sonhos que estão em jogo nem sempre conseguimos pensar 100% com razão. A última experiência decepcionante que eu tive, foi quando eu literalmente contei com o ovo no c# da galinha, quando a má noticia chegou, não chorei, não reclamei, não exteriorizei de nenhuma forma, porém dormi mais de 12h no primeiro dia e durante todo o final de semana. Então, eu comecei a me perguntar, se não conseguir aquilo era realmente tão ruim, se as coisas do jeito que estão, estão assim tão insuportáveis, que eu tenha que praticamente entrar em depressão, por não conseguir a mudança que desejava?
Nenhum comentário:
Postar um comentário