quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Perfil do Social Media



Se você está interessado em exercer essa nova profissão que está se consolidando no mercado, fique atento nas aptidões que o cargo exige, assim poderá acompanhar seu crescimento profissional e refletir sobre os seus pontos fracos e não ficar para trás.

Estude. Há diversos materiais disponíveis para pesquisa na internet – e-books gratuitos, matérias de agências, blogueiros, twitters direcionados a área. Participe de eventos e se não puder, procure saber o que foi dito, acima de tudo, compartilhe informações.

Atendimento ao cliente requer paciência. O Social Media deverá ser paciente e oferecer ao cliente um atendimento excelente. As redes sociais são um canal aberto para a marca que prioriza, não apenas vender ou ouvir reclamações, mas sim o relacionamento e o envolvimento com o consumidor.

Expressar-se com clareza. Ter uma boa escrita e se fazer entender é fundamental, principalmente porque está representando uma empresa.

Relacionamento inter-pessoal. O relacionamento interno é algo que não podemos deixar passar, o contato direto com o consumidor trará informações e dúvidas, então terá de compartilhar essas informações, através de métricas e infográficos, por exemplo, e criar relações diretas com especialistas que responderão à questões mais técnicas.

Esteja sempre antenado. Entre 2009 e 2010 a rede social que “bombava” no Brasil era o Orkut, atualmente ainda tem um número expressivo de usuários, porém as do “momento” são Facebook e Twitter. Mas o mundo da internet vive em constante metamorfose por isso devemos sempre acompanhar as tendências, conhecer as novas plataformas, e sermos usuários atuantes antes mesmo que se torne de conhecimento geral, como por exemplo, o Google+, que foi lançado este mês e já tem mais de 20 milhões de usuários.

Conhecimentos técnicos. Aprimore-se em software de tratamento de imagem.

Seja curioso. Tenha conta em várias redes sociais, conheça a blogosfera e redes voltadas a assuntos específicos.


Se você estiver contratando ou procurando alguém dentro da sua empresa para assumir essa área, lembre-se que é mais fácil ensinar um profissional de humanas a lidar com programas básicos da internet do que um profissional de exatas a lidar com relacionamento ao cliente.

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